segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Kalanchoe (Flor-da-fortuna)

Pessoal não deixe de conferir e conhecer a Kalanchoê, também conhecida como Flor-da-fortuna.
Esta planta já está disponível em nossa loja é é uma boa opção de presente, já que é uma planta de pequeno porte.
Para que todos possam saber mais sobre essa belezinha, fiz uma pesquisa e encontrei informações a respeito de sua origem, cultivo, reprodução e muito mais

kalanchoe


Nome científico: Kalanchöe blossfeldiana


Família: Crassuláceas


Origem: África e Madagascar

Características: Planta suculenta, também conhecida como "gordinha" em virtude de suas folhas carnudas.   Planta rústica que produz abundante floração, com as pequenas flores agrupadas em buquês, nas cores rosa, laranja, amarela e vermelha, dependendo da variedade. Ideal para formar maciços e bordaduras nos jardins, mas também dá ótimos resultados em vasos e floreiras. É uma planta que precisa de muita luminosidade. Quando adulta, alcança até 30 cm de altura.

Época de floração: entre o final do outono e início da primavera.
Reprodução: Para obter novas plantas a partir de um vaso de kalanchoe, é só usar os brotos que surgem nas bordas das folhas adultas.

Solo: O ideal é o solo solto, poroso, drenado e rico em matéria orgânica. Para o plantio em vasos, recomenda-se a seguinte mistura: 1 parte de terra comum, 1 parte de terra vegetal e 2 partes de areia.

Cultivo: O clima adequado para o cultivo é o quente e úmido (Predominante em Manaus). Pode ser cultivada à meia-sombra, desde que receba luz solar direta algumas horas por dia. As regas no inverno devem ser espaçadas, pois o excesso pode provocar o apodrecimento das raízes. Para que o kalanchoe cresça forte e produza folhas com um leve tom avermelhado, devemos tentar reproduzir as condições de seu ambiente de origem, ou seja, colocar o vaso onde possa receber sol e vento.
Adubação: Para estimular a floração, recomenda-se uma adubação anual com farinha de osso, torta de mamona e um fertilizante de fórmula NPK, com porcentagem maior em P (fósforo), todos podem ser encontrados na Flores & Flores.

Podas: A planta não exige podas complicadas, mas para manter o visual decorativo, retire as hastes à medida que as flores vão murchando.
Cuidados: É uma planta razoavelmente rústica e se as suas necessidades básicas forem atendidas, dificilmente surgirão problemas como ataque de pragas ou doenças.
Dicas: Mesmo não estando florido, o kalanchoe é de grande valor ornamental, pois não suas folhas permanecem bonitas durante todo o ano e, recebendo boas doses de luz solar direta, adquirem um tom avermelhado, criando um efeito interessante em jardins ou floreiras.
Obs.: Plantas suculentas são aquelas que armazenam água em suas hastes ou folhas. O formato das folhas dessas plantas variam bastante: existem suculentas com folhas grossas e carnudas (ex: Cotyledon undulata e Crassula arborescens) e também as de folhas finas estreitas, como as da Euphorbia milli, popularmente conhecida como coroa-de-cristo.

11 comentários:

  1. Rafaelle Nascimento4 de fevereiro de 2010 12:18

    Coincidência ou não eu amei a flor-da-fortuna...
    ele e linda...

    Parabéns...

    Rafaelle Nascimento

    ResponderExcluir
  2. Acho linda a flor-da-fortuna, tenho uma mais faz mais de ano que não floresçe, oque eu faço? obrigada bjo

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de saber se ela precisa de muita ou poca agua e se gosta mais de sol ou de sombra

    ResponderExcluir
  4. já foi tudo esplicado sobre a planta

    ResponderExcluir
  5. ELA É MUITO LINDA EU TENHO UMA DESSA EM CASA

    ResponderExcluir
  6. Obrigado pelas dicas. Tenho uma dessas "gordinhas" em casa e estava em dúvida se ela gostava ou não de sol direto e de muita ou pouca água. Agora já se o necessário para cuidar bem dela.

    ResponderExcluir
  7. eu adoro essa planta temos em casa mas estao com fungos tenho q cuidar delas com essa dicas. obri gada.

    ResponderExcluir
  8. Eu gostaria de saber se ela(kalanchoê) deve ser molhada diariamente ou pode ser poucas vezes na semana?

    ResponderExcluir
  9. tenho uma ja faz 10anos e cuntinua linda

    ResponderExcluir
    Respostas

    1. E COMO VC FAZ PRA ELA FICAR TÃO BONITA ASSIM? ESSA É A 2 VEZ QUE COMPRO ELA , A 1 MORREU

      Excluir
  10. Tenho uma kalanchoe e uma kalanchoe calandiva, e elas insistem em crescer verticalmente, caindo as folhas grandes e ficando longas hastes com pequenas folhas. O que posso fazer para que fiquem bonitas novamente? As folhas novas que nascem não crescem!

    ResponderExcluir